• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

Cuidado com os olhos na prática esportiva

Seja para esportistas amadores ou profissionais, o exercício físico sempre fará bem para o corpo, desde que tomadas algumas precauções. Pensando nisso, deixamos aqui algumas dicas para quem pratica esportes, que ajudarão a garantir a saúde dos olhos.

PROTEÇÃO PARA ESPORTES DE CONTATO

Provavelmente você já viu atletas de basquete, futebol e até de rugby usando óculos. Isso se deve à grande incidência de acidentes oculares em esportes de contato. As regras dos esportes não obrigam o uso dos óculos, mas permitem desde que específicos para a prática e que não ofereçam risco para o atleta que os usa nem para seus companheiros. Por isso, a opinião médica é indispensável.

OS RAIOS UV NA PRÁTICA ESPORTIVA

Atletas como alpinistas, esquiadores, velejadores e praticantes de esportes de praia são expostos a altas doses de raios UV, que atingem os olhos após a reflexão na superfície. A luz ultravioleta pode causar sensação de corpo estranho nos olhos, dor e irritação ocular e a longo prazo, podem provocar lesões oculares, catarata e degenerações na retina. O uso de boné e óculos escuros com proteção UV é primordial.

ÓCULOS ESPORTIVOS

O globo ocular tem mecanismos próprios de proteção, que são bastante eficientes. No entanto, na prática esportiva é preciso que o atleta use óculos específicos para o tipo de situação em que seus olhos serão submetidos. Óculos com proteção UV para exposição ao sol, de natação para provas aquáticos e até específicos para esportes de contato e atletismo. Se a pessoa já tiver algum tipo de problema ocular, o óculos deverá ser determinado por um oftalmologista.

Gostou das dicas? Então seja prudente e cuide-se! E lembre-se: recomendamos a prática esportiva a todos, mas com cuidado e proteção aos olhos!