• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

Saiba mais sobre a saúde ocular feminina

O mês da saúde da mulher é uma iniciativa que nós do Núcleo de Oftalmologia Especializada tivemos para disseminar informações sobre a saúde ocular feminina. Nem todos sabem, mas as mulheres sofrem bem mais com enfermidades relacionadas à visão do que os homens. E é espalhando informação que pretendemos  ajudar na prevenção!

Grupo de maior risco

Como já dissemos, as mulheres tem mais problemas oculares que os homens, de acordo com estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde). Os fatores são vários, começando pela expectativa de vida. Em média, as mulheres vivem mais que os homens, o que as deixa mais propensas a desenvolver males relacionados à visão.

Pesquisa da OMS mostra que as mulheres lideram as estatísticas de problemas visuais.

O outro fator preponderante é a questão hormonal. Após a menopausa o sexo feminino fica mais exposto às doenças oculares, sendo esse o fator diferencial para mulheres tenham mais problemas nos olhos que os homens.

As doenças mais comuns

Além da Síndrome do Olho Seco, que é uma das principais causas de atendimentos, as mulheres sofrem mais de doenças autoimunes (como artrite reumatoide e a esclerose múltipla) que causam fortes alterações na visão, muitas vezes de forma definitiva.

Outras doenças oftalmológicas comuns entre mulheres são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade, doenças inflamatórias e relacionadas ao fluxo do sangue na região ocular.

Gestantes

As particularidades biológicas das mulheres interferem diretamente nas gestações. Além dos problemas listados abaixo, pode ocorrer aumento de grau para o caso daquelas mulheres que já tinham problemas oculares como, miopia, presbiopia, astigmatismo e hipermetropia. Os principais fatores causadores dessas mudanças são o diabetes gestacional e a hipertensão arterial.

Prevenção nunca é demais. Por isso trabalhamos sempre pensando em disseminas conhecimento para que cada vez mais pessoas estejam preparadas para lidar com eventuais problemas oculares, sabendo identificá-los e tomar as medidas mais acertadas.

Caso se depare com um desses casos, procure um de nossos oftalmologistas. Nosso corpo clínico de excelência está sempre pronto para cuidar de sua saúde ocular.