• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

Campanha “Visão em Primeiro Lugar” marca o Dia Mundial da Visão

Nós do Núcleo de Oftalmologia Especializada aderimos à campanha “Vision First!” ou “Visão em Primeiro Lugar” do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da International Agency for Prevention Of Blindness (IAPB), em prol da disseminação da saúde ocular. Celebrado na segunda quinta-feira de outubro – este ano, no dia 10 -, o Dia Mundial da Visão é um dia de conscientização na questão da cegueira evitável e da deficiência visual.

Globalmente, são mais de 217 milhões de pessoas cegas ou com a visão comprometida, segundo dados da IAPB, que também revelam outro número importante: mais de 75% dos casos de cegueira são evitáveis.

Desses casos, 89% das pessoas vivem em países de baixa e média renda, e as principais causas de visão comprometida e cegueira são os erros refrativos, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

A proposta da campanha é trazer a tona a discussão e a reflexão sobre a saúde ocular. Medidas básicas, como ir ao oftalmologista e incentivar as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo, podem fazer a diferença.

Por isso é tão importante promover o Dia Mundial da Visão. E o Núcleo está conectado a esse movimento para levar a todos que precisam saber que a saúde ocular deve ser acompanhada e cuidada com atenção, ao longo de toda a vida.