• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

O que podemos fazer para cuidar da visão das crianças?

Diversão é um assunto importante para a criançada, mas para que elas aproveitem ao máximo essa fase da vida, é essencial que a saúde ocular esteja em dia, afinal, esta é uma fase de descobertas e muito aprendizado e a visão é muito importante neste processo.

Cuidar da visão infantil é muito importante. Cabe aos pais e responsáveis, a tarefa de acompanhar o desenvolvimento e garantir a saúde visual de uma criança no início de sua vida.

Vale ressaltar alguns cuidados valiosos para ajudar a preservar a visão infantil. Confira algumas dicas:

✔ Mantenha os pequenos longe de objetos e espaços perigosos que possam causar acidentes. Criança na cozinha, por exemplo, só com a supervisão de um adulto;

✔ Modere o tempo da criança na frente das telas. Seja televisão, tablets, notebooks ou quaisquer outros dispositivos, vale tomar cuidado para que ela não exagere no tempo de utilização. Aproveite e estimule atividades que ajudem na redução do estresse;

✔ Observe o comportamento de pets ao brincar com a criança. Neste post, falamos um pouco sobre o cuidado que devemos ter quando crianças e animais de estimação estão juntos;

✔ Caso ela seja alérgica, evite brinquedos que possam causar crises. E em caso de mudança de estação, lembre-se de lavar as roupas de cama que estavam guardadas antes de usá-las;

✔ Estimule uma alimentação saudável desde cedo. Existem alimentos que contribuem bastante para saúde ocular e podem ajudar na composição de uma dieta adequada ao bem-estar dos olhos.

✔ Não se esqueça dos óculos de sol, eles são essenciais em todas as idades, ao ir à praia ou locais de incidência solar. Em caso de viagens e no período de férias, como falamos neste post, o cuidado deve ser ainda maior.

Leve periodicamente sua criança ao oftalmologista, começando desde cedo. O cuidado deve existir também com as crianças que já estudam. Segundo nossa especialista em oftalmologia pediátrica, Dra. Débora Pinheiro, “o exame realizado antes do período letivo pode facilitar a adaptação de óculos e outros tipos de tratamento”. Por falar nisso, ela fez um artigo falando sobre quando levar a criança em idade escolar ao oftalmologista, que você pode conferir aqui.

Se estivermos atentos a saúde visual das crianças, elas crescerão saudáveis e já aprenderão desde cedo a cuidar do bem-estar dos seus olhos. Com saúde, a brincadeira e o aprendizado vão acontecer por completo. Aí será só diversão e alegria!

Se precisar, fale com a gente! É rápido e fácil!

 (31) 3057-9300
📲 (31) 98315-3579

Veja mais de nossas dicas de saúde.