• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

QUAIS AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS NO VERÃO?

O verão geralmente está ligado a férias e diversão, mas não adianta de nada se você não cuidar da sua saúde. Por isso, viemos falar um pouco sobre as doenças oculares que estão relacionadas a essa época do ano.

Durante os meses de verão, acontece um aumento significativo de problemas com os olhos, por ser um período do ano que facilita a propagação de infecções, alergias e alterações causadas por radiação solar. Por isso é bom ficar atento.

ALERGIAS

Filtro solar, cosméticos, cloro, mofo, pólen, pêlos de animais e poeira são alguns agentes que podem provocar alergias nos olhos. No verão, esses casos são muito comuns, por viagens a praia ou contato com água de piscina, por exemplo.

Deve-se evitar o contato direto da água com os olhos. Agora, em caso de irritação e coceira, não leve as mãos aos olhos e não tome medicamentos por conta própria. Geralmente, esses casos não evoluem para quadros mais graves, mas é necessário procurar orientação médica.

RAIOS UV

Catarata, pterígio e DMRI são alguns problemas de visão que a exposição exagerada aos raios ultravioletas pode causar. Por isso, é indispensável utilizar óculos de sol com proteção UV. Combine com a proteção de bonés e chapéus.

CONJUNTIVITE

Talvez essa seja a mais conhecida do grande público. O verão está muito ligado aos casos de conjuntivite, pois vírus e bactérias se espalham com mais facilidade, principalmente em locais com grandes grupos de pessoas e sob ação do calor.

Entre as orientações, além da básica de não coçar os olhos, também não se deve compartilhar toalhas e, em caso de lentes de contato, respeitar as especificações de uso.

Confira a entrevista do Dr. Frederico Pereira ao Bom Dia Minas, tratando da conjuntivite.

OLHO VERMELHO

Um pouco menos comuns, mas não menos relevantes, os casos de Olho Vermelho e secreções também estão relacionados ao calor e as condições climáticas do verão. Orienta-se a fazer compressas geladas, limpar com soro fisiológico e procurar um diagnóstico adequado com um oftalmologista.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

As dicas acima são para lhe manter informado e garantir que seu verão não venha acompanhado de problemas. Mas se eles aparecerem, procure o Núcleo que estaremos prontos para te ajudar.

 

Pra falar com a gente é rápido e fácil:

 (31) 3057-9300
📲 (31) 98315-3579

Veja mais de nossas dicas de saúde.