• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

Qual a melhor época para levar a criança em idade escolar ao oftalmologista?

Qualquer época do ano é muito boa. Mas é ainda melhor garantir o exame antes do início das aulas.

Muitas vezes o mau desempenho escolar de uma criança está ligado a algum problema visual. Um levantamento do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) apontou que cerca de 20% das crianças em idade escolar apresenta problemas oftalmológicos relacionados a erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo) não corrigidos. Dessas, estima-se que 5% apresenta menos de 50% da visão normal.

Segundo a Dra. Débora Pinheiro, especialista em oftalmologia pediátrica aqui do Núcleo, “o exame realizado antes do período letivo pode facilitar a adaptação de óculos e outros tipos de tratamento, diminuindo prejuízos no aprendizado e no convívio social, já que a criança pode demorar algum tempo para aceitar a nova correção. Além disso, é um período de renovação, em que as novidades são aceitas com maior facilidade”.

Toda criança deve ser levada ao oftalmologista, mesmo sem apresentar sintomas. Alguns sinais de alerta devem ser observados durante o período letivo como: dores de cabeça, cansaço durante a leitura e dificuldade para enxergar de longe ou de perto.

Educação é crucial para o futuro do seu filho. Por isso, coloque a avaliação oftalmológica na lista de prioridades e não deixe que problemas visuais façam com que a experiência de aprendizado e conhecimento se torne um momento de frustração.

Conte com nosso corpo clínico de excelência para lhe ajudar. Antes da volta às aulas, procure um dos nossos oftalmologistas e faça uma consulta preventiva.

Veja mais de nossas dicas de saúde.