Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Essa doença causa lesão progressiva da mácula, a área central da retina, como consequência ocorre a perda gradual da visão central, que é responsável pelos detalhes e visão das cores.

Epidemiologia da DMRI

A degeneração macular relacionada à idade é a causa mais comum de perda irreversível da visão central em pessoas idosas. Acontece na mesma proporção entre homens e mulheres, porém é mais frequente na raça branca.

Causas da DMRI

Idade avançada, fumar, genética, doença cardiovascular, hipertensão arterial, obesidade, sol em excesso e alimentação incorreta.

Tipos: Seca (não exsudativa) ou Úmida (exsudativa).

Vale ressaltar que toda DMRI se inicia como seca, mas apenas 10% progridem para o tipo úmida, que é a mais grave, já que a maioria das pessoas perde a visão.

DMRI Seca

Nesse caso os dois olhos podem ser impactados ao mesmo tempo, e os tecidos da mácula se afinam. A perda da visão central acontece de forma lenta e sem dor, mas há dificuldade na leitura.

DMRI Úmida

Aqui os vasos sanguíneos se desenvolvem na frente da coroide sob a mácula, por isso é comum vazar sangue e outras secreções. Conforme o tempo, pode-se desenvolver tecido cicatricial sob a mácula. A principal diferença é que afeta um olho de cada vez e a perdão de visão é muito rápida.

Como é feito o diagnóstico da DMRI

  • Exame clínico dos olhos;
  • Angiografia;
  • Tomografia;

Como tratar a DMRI

  • Suplementos dietéticos (zinco, sobre, vitamina C, E e A, luteína e betacaroteno);
  • Medicamentos;
  • Laser;
  • Cirurgia;
  • Lentes de Aumento.

Fique atento, até mesmo os suplementos podem causar efeitos colaterais. Betacaroteno em altas concentrações, aumenta a chance de desenvolvimento de câncer de pulmão e a pele pode ficar amarelada. Homens que usam luteína, podem desenvolver problemas do trato urinário e na próstata, e as mulheres, incontinência urinária.

Se você está precisando de um oftalmologista em Belo Horizonte, entre em contato com a Núcleo MG e marque sua consulta!

BLOG

NOSSOS CONVÊNIOS

unimed-belo-horizonte padding-top-10
ipsm
casu
ceming-saude
copass-saude
bradesco-saude