A campanha Junho Violeta traz à tona a discussão sobre o ceratocone e sobre a importância de mudar velhos hábitos que podem ajudar a agravar a doença.
O ceratocone é uma doença da córnea. Ela aumenta a curvatura, de forma irregular, assumindo o formato de um cone nos estágios avançados. Isso provoca a distorção de imagens e em casos mais graves pode ser necessário um transplante de córnea para recuperar a visão.
Para saber mais sobre o Ceratocone, clique aqui.
E um dos principais vilões da doença é um hábito comum a quase todo mundo: coçar os olhos. O slogan da campanha “esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão” é um alerta claro de que essa prática pode custar caro e comprometer a saúde ocular. Evitá-la é a melhor forma de prevenção do ceratocone.
A mensagem educativa do Junho Violeta pode trazer um grande resultado no que diz respeito à mudança de cultura e comportamento dos pacientes e seus familiares, reduzindo a incidência da doença ou pelo menos impedindo seu agravamento e permitindo a tomada de decisões conscientes quanto às cirurgias.
A campanha, criada em 2018, é apoiada pela CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), que aponta que o número de casos da doença é de 4 a 600 para cada grupo de 100.000 indivíduos.
Segundo os especialistas em córnea do Núcleo de Oftalmologia Especializada a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. No início o tratamento é bem mais simples, e pode impedir a progressão a estágios mais graves, evitando tratamentos cirúrgicos mais complexos.
Durante todo o mês de junho você vai encontrar informações sobre o ceratocone aqui em nossas redes. Acompanhe, aprenda e passe adiante as informações sobre a doença e sua prevenção. Caso possua algum sintomas marque sua consulta através do agendamento on line. Você tem um papel importante na luta em prol da saúde ocular.