Antes de falar dos tratamentos, vamos resumir um pouco o contexto da catarata.
A catarata ocorre quando o cristalino do olho perde a elasticidade e torna-se opaca.
Os principais sintomas são dificuldade de enxergar, visão embaçada, visão dupla, sensibilidade à luz, alteração da percepção das cores e mudança frequente no grau dos óculos.
Existem vários tipos de catarata, como a senil, congénita, subcapsular (posterior e anterior), cortical, nuclear, traumática e etc. É importante dizer que nem todos os tipos possuem indicação cirúrgica.
O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista através do exame de lâmpada de fendas e das queixas do paciente.
Para prevenir a catarata faça consultas anuais, evite exposição ao sol e se alimente de maneira saudável.
A causa pode ser associada a traumatismos, idade, diabetes, doenças infecciosas, doenças reumatológicas, uveítes e uso de medicamentos (corticoides).
A cirurgia de catarata é o único tratamento para a catarata atualmente. Vamos conhecer a seguir algumas opções.
A intenção é neutralizar o grau preexistente, diminuindo ou evitando o uso de óculos após a cirurgia. Uma lente intraocular (LIO) é uma lente com grau que é implantada no lugar do cristalino. As LIOs podem ser implantadas sem a remoção do cristalino ou no lugar do cristalino. O implante é rápido e leva cerca de 20 minutos.
Existe a possibilidade de implante de segmento posterior e segmento anterior, quando o espaço retro iriano e condições de cápsula estão ruins. Temos muitos benefícios nesse procedimento: não precisa internar o paciente, indolor, anestesia por colírio, rápida recuperação e possibilidade de ajuste posterior.
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.
Diz respeito a uma cirurgia que tem como objetivo curar a catarata, onde o cristalino é retirado e a lente substituta é inserida. Não precisa se preocupar, a internação não é obrigatória, é realizada com anestesia local e demora cerca de vinte minutos.
Há dois tipos de lentes que podem ser colocadas:
Nesse caso, é retirado o cristalino do olho, porém sem a colocação de implante de lente. Normalmente é indicado para pessoas que têm alto grau da miopia, já que na cirurgia é retirada cerca de 16 a 20 dioptrias.
Não é muito comum, mas pode acontecer casos em que a Lente Intraocular fica opaca. Quando acontece, é necessário marcar um procedimento para troca das lentes. Esse tipo de cirurgia, possui seus riscos, já que a lente opaca tende a criar uma aderência no olho, dificultando a sua retirada.
Se você está precisando de um oftalmologista em Belo Horizonte, entre em contato com a Núcleo MG e marque sua consulta!
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.