O projeto “Um Olhar Preventivo” chega à segunda edição no próximo dia 16 de março, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com foco nos cuidados para evitar o glaucoma. Promovido pelo Núcleo de Oftalmologia Especializada, o evento tem o objetivo de fazer um alerta à população, especialmente às pessoas com casos suspeitos ou portadoras de glaucoma, e também àquelas sob risco, para realizar exames regulares nos olhos e no nervo óptico para detectar a doença precocemente, evitando perda parcial ou total da visão. As atividades são gratuitas e vão ocorrer das 8h às 11h30. As inscrições para a caminhada devem ser feitas na página do evento. Já as senhas para os exames de triagem são limitadas e devem ser retiradas no início do evento.
O glaucoma é uma doença ocular silenciosa que causa dano progressivo ao nervo óptico a ponto de prejudicar ou interromper o fluxo de informações visuais enviadas ao cérebro, resultando em perda do campo visual. Essa é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, com mais de 20 mil casos anuais. A estimativa de órgãos internacionais é que, em 2020, serão 80 milhões de portadores da doença no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de portadores de glaucoma.
“A maioria dos tipos de glaucoma progride em suas fases precoces sem nenhum sintoma ou qualquer sinal de alerta para o paciente. A perda de campo de visão é inicialmente periférica – a pessoa enxerga nitidamente os objetos que estão à sua frente, porém não vê o que está nas laterais –, podendo progredir para perda total da visão se não diagnosticada e tratada adequadamente. Vale ressaltar que uma vez ocorrido, o dano visual é irreversível, o que leva o glaucoma a ser descrito como a ‘doença silenciosa da cegueira'”, afirma o doutor Alberto Diniz Filho, diretor do Núcleo de Oftalmologia Especializada.
O projeto, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Glaucoma, faz parte do calendário oficial da Semana Mundial do Glaucoma, uma série de atividades desenvolvidas de 10 a 16 de março, promovida pela Associação Mundial do Glaucoma, envolvendo oftalmologistas e outros profissionais de saúde ocular em hospitais, universidades, clínicas e consultórios de todo o mundo.
Confira todos os eventos que integram a Semana Mundial do Glaucoma
Existem vários tipos de glaucoma. Alguns podem ocorrer como uma complicação de outras doenças oculares, traumas ou uso de esteroides (os chamados Glaucomas Secundários), mas a grande maioria é “primária”, ou seja, ocorre sem uma causa conhecida. Os tipos mais comuns são o Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA) e o Glaucoma Primário de Ângulo Fechado (GPAF). Algumas formas de glaucoma, mais raras, podem ocorrer ao nascimento (Glaucoma Congênito Primário) ou durante a infância.
Segundo o doutor Alberto Diniz Filho, a pressão intraocular (PIO) ainda é considerada o fator de risco mais importante para o glaucoma, e também o único modificável, por isso os exames preventivos são tão importantes para o diagnóstico dessa doença.
“Indivíduos com PIO superior a 21 mmHg são considerados hipertensos oculares e, portanto, com maior risco de desenvolver glaucoma. Na maioria dos casos, a doença aparece após a 4ª década de vida e sua frequência aumenta com a idade. O histórico familiar é também um fator de risco. Os parentes de primeiro grau de pessoas com glaucoma têm dez vezes maior risco de desenvolver a doença ao longo da vida. As características étnicas e raciais também são consideradas fatores de risco, pois a prevalência de GPAA é maior em pessoas de ascendência africana, e de GPAF em pessoas de ascendência asiática”, afirma o médico.
Há dois anos, o caminhoneiro Aquiles Cândido ficou surpreso com o diagnóstico de glaucoma. A doença ameaçava impedi-lo de trabalhar. “Fui fazer uma consulta de rotina, o médico percebeu que a minha pressão do olho estava alta e me encaminhou para o Núcleo. Descobri que meu olho esquerdo já estava começando a ficar comprometido, e foi necessária uma cirurgia. Faço o controle com colírios desde então, o que estabilizou a minha visão. Graças a Deus pude continuar a trabalhar”, relata, aliviado.
Para saber mais sobre o glaucoma, acesse nossa página com detalhes sobre a doença.
O evento “Um Olhar Preventivo” será uma manhã de atividades ao ar livre na Praça da Liberdade onde as pessoas poderão se informar sobre o glaucoma. Para garantir acesso aos exames de triagem oferecidos, o interessado deve retirar a senha de atendimento a partir das 8h, no local do evento.
Além dos exames de triagem, haverá ainda medições da pressão arterial, medição de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e a presença de profissionais de saúde para dar orientações sobre como manter-se saudável.
Os participantes da caminhada deverão retirar os kits a partir das 8h da manhã, também no local do evento. O percurso está programado para ser iniciado às 9h.