A Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo e é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.
Dentre os principais sintomas da Catarata estão:
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.
O único tratamento é a cirurgia, que é considerada rápida, segura e com boa recuperação. A operação é realizada com anestesia local e é feita a substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial chamada de lente intraocular (LIO).
Vamos conhecer abaixo alguns exames que podem diagnosticar a Catarata:
O exame investiga irregularidades ópticas que podem interferir na visão. A análise é realizada por meio de imagens das projeções luminosas na córnea.
A aberrometria deve ser feita em pacientes que apesar de usarem óculos ou lentes de contato, possuem baixa qualidade visual. Auto ceratometria.
É o mapeamento topográfico da córnea através de projeções de anéis luminosos na córnea. O resultado é um mapa colorido que demonstra as cores quentes (vermelho e laranja) que mais aparecem.
Analisa a refração do paciente, se baseando em diferentes medidas do olho, na curvatura da córnea e nos índices de refração.
É um exame usado para o cálculo das lentes intraoculares a serem implantadas em uma cirurgia de catarata. Por meio desse exame, é possível medir o comprimento axial do olho e suas estruturas internas.
A Biometria ultra sônica utiliza ultrassom para a realização do exame, mas quando a opacidade da catarata impede o resultado certeiro da biometria óptica, o olho do paciente é anestesiado por meio de um colírio e a sonda do aparelho toca a córnea.
O método consiste no emprego de um feixe de laser infravermelho de 780 nm, emitido para um divisor de feixes formado por dois espelhos (móvel e fixo). O divisor gera dois feixes coaxiais, dirigidos para dentro do olho e refletidos na superfície anterior da córnea e no epitélio pigmentar da retina.
Também chamado de topografia da córnea, é um exame oftalmológico que demonstra as variações da curvatura da córnea e outras possíveis irregularidades.
O exame de microscopia especular da córnea identifica o número de células presentes na região. Com o passar dos anos, como ocorre em todo nosso corpo, ocorrem mudanças celulares, que podem lesar estruturas, como a córnea.
Como o próprio nome diz, é um exame que avalia o potencial de visão do paciente. É a medida da acuidade visual potencial e estabelece o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a cirurgias como da catarata.
Se você está precisando de um oftalmologista em Belo Horizonte, entre em contato com a Núcleo MG e marque sua consulta!
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.