O glaucoma é definido como a degradação do nervo óptico, podendo estar associada ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). No entanto, há pacientes com pressão ocular normal que podem ter glaucoma. A função do nervo óptico é captar as informações que visualizamos e transmitir para o cérebro.
Caso você seja diagnosticado com glaucoma, saiba que existe tratamento para essa doença (o tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia).
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.
A biomicroscopia de fundo deve ser realizada em todas as consultas oftalmológicas. Esse exame avalia estruturas do segmento posterior dos olhos (retina, mácula, disco óptico e vítreo).
A campimetria computadorizada é um exame considerado simples, indolor e rápido. O paciente precisa se sentar com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho ligado a um computador emite uma luz em diferentes direções e várias intensidades.
Realiza a medição da pressão intraocular (PIO) em diferentes horários do dia. Esse procedimento é necessário, pois a pressão intraocular sofre oscilações ao longo do dia. Geralmente é indicado realizar de 4 a 6 medidas entre as 8 e 18 horas.
A gonioscopia é um exame realizado pelo médico oftalmologista após colocar um colírio anestésico e utilizar uma lente especial para avaliar o ângulo da câmara anterior do olho. Esse exame é essencial no diagnóstico de glaucoma e nos tumores de íris e em traumas oculares.
A Paquimetria ultrassônica mede a espessura total da córnea (todas as camadas juntas). É realizada por equipamentos ultrassônicos que necessitam de contato com a córnea para determinar a medida. O médico utiliza colírio anestésico, portanto, o exame é considerado indolor.
A retinografia avalia a retina, a coroide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos, identificando possíveis alterações. O exame pode diagnosticar a retinopatia diabética, degeneração macular, retinopatia hipertensiva, descolamento da retina e glaucoma.
É a mesma coisa que Teste de Sobrecarga Hídrica e é indicado para diagnóstico e acompanhamento de glaucoma. O teste de sobrecarga hídrica tem a finalidade de verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão intraocular.
O exame OCT é capaz de capturar imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular). A avaliação de fundo de olho diagnostica doenças como a Retinopatia Diabética, Edema Macular e Glaucoma.
Tonometria é o exame responsável por medir a pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão ligadas ao humor aquoso, material localizado entre a íris e a córnea, composto por água e sais.
Se você está precisando de um oftalmologista em Belo Horizonte, entre em contato com a Núcleo MG e marque sua consulta!
O melhor melhor atendimento oftalmológico da região, prezando sempre pela melhor experiência do paciente.