• (31) 3057-9300
  • (31) 98315-3579
  • ouvidoria@nucleomg.com.br

Televisão faz mal aos olhos? Mito ou verdade?

Você já teve sua atenção chamada, principalmente quando criança, por assistir muita televisão? Em casa, seus país, avós ou outros parentes lhe diziam que ver muita TV fazia mal aos olhos? Pois esse “alerta” foi passando de uma geração para outro e, para alguns é uma verdade absoluta. Mas no fim das contas, é um mito ou é verdade?

Pois bem, ver TV não faz mal a visão. A história de que assistí-la de perto prejudica a visão vem da década de 60, quando existiam televisores que, de fato, emitiam uma radiação que nociva aos olhos. Tal problema não acontece com as versões mais modernas dos aparelho (hoje, não há nenhum estudo que aponte o contrário), que evoluíram juntamente com as tecnologias disponíveis para sua fabricação.

 

 

Entretanto, não quer dizer que você deva ficar o dia todo diante da tela. Essa prática – principalmente a de assistir muito perto do monitor – pode causar fadiga ocular e dor de cabeça. Além disso, a necessidade de se aproximar da televisão pode ser uma resposta a uma miopia, um problema ocular que causa dificuldade de enxergar de determinadas distâncias.

Em todo caso, seja moderado e não exagere.

Caso sinta um desconforto recorrente, procure um dos oftalmologistas do nosso corpo clínico de excelência para ter um diagnóstico mais preciso.

Veja mais de nossas dicas de saúde.